Protesto e paródia.
O concurso da turma da coluna do Ancelmo Góis chamado a Mulata do Gois foi a minha inspiração, agradeço a deixa, valeu rapaziada!
A primeira vez que me incomodou o termo mulata, mulato e seus derivativos, eu era pouco mais que um adolescente e descobrira o significado da palavra: cor de um quadrúpede (mula ou mulo) especializado no trabalho de cargas. Muitos de minha geração, homens e mulheres, também se sentiram indignados com a possibilidade de serem assim reconhecidos ou a seus parentes.
Durante a escravidão o termo foi cunhado para designar um tipo de trabalhador fosse escravo ou livre. Mulato era o negro gerado como do estupro de mulherescravas negras. Muitos desses filhos 'mulatos' foram reconhecidos oficialmente e muitos iam "perdendo a cor" através das mestiçagnes que inauguram o povo brasileiro. E vão se tornando pardos, morenos, etc.
Existe uma forte tradição intelectual brasileira que tenta legitimar seu humor, seu gosto e prazer inspirados pelo 'espírito' do passado colonial.
A palavra Mulata para designar afrodescendentes é uma dessas formas linguísticas em que seu primeiro significado vai sendo transformado e deslocado para designar algo diferente mas associado ao original.
A marchinha carnavalesca "A mulata é a tal" de Braguinha e Antonio Almeida de 1947 destaca bem a fusão mulata-sambista:
Branca é branca preta é preta /Mas a mulata é a tal, é a tal! /Quando ela passa todo mundo grita: /"Eu tô aí nessa marmita!"/ Quando ela bole com os seus quadris/ Eu bato palmas e peço bis /Ai mulata, cor de canela! /Salve salve salve salve salve ela!
Mulatas do Gois - Carnaval 2008 é uma dessas 'homenagens' em que se carnavaliza 'aquilo a que se lhes dão ao prazer' onde a mulher negra é transfigurada na mulata como a 'gostosona' a 'bonitona' e tantos outros suspiros adjetivados.
Mas e as branquelas do samba?
Será justo não elegermos também aquela mulher de corpo esculpido vestida de tanga e penachos ou mesmo aquela "mulata assumida" que ficou na linha de indefinição da mestiçagem e se apresenta: 'sou morena'!
É isso pessoal, o mini-manifesto de abertura.
Vista a fantasia, o Carnaval este ano chega cedo e afinal para que serve o Carnaval?
Pela Branquela do Zé, a 'branquela do samba' do Carnaval 2008!
Outros requisistos para as candidatas:
Precisa ser sambista ou candidata a celebridade devidamente paramentada para o Carnaval.
Precisa usar pouca roupa, quanto menso melhor.
Seios nus, pode, periquita aparecendo, não pode!
Calipígio, belas nádegas, bundas, também pode, mas com o 'fio dental' protetor!
Atualizado em 20/10/2009 para lançamento do nosso Twitter:@BranqueladoZe
5 comentários:
Zé, simplesmente DU-CA-RA-LEO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou replicar no Palavra e onde mais der. Essa tem que ser a idéia, combatê-los com as mesmas armas. Eu cheguei a deixar o protesto no blog do dito-cujo, mas como sempre, silêncio... Bjão pra ti.
O Zé, para que o pessoal nao se sinta discriminado, e possa concorrer com todos os direitos, mando para todas as concorrentes o vídeo de uma conferência do que é necessário para ser ums sambista de primeira, e ainda tocar um pouco de pandeira. Pois se até alema já pode , porque as branquelas do Zé nao podem?
Asé
marcos romao de Hamburgo
http://www.youtube.com/watch?v=PjvVWi6VPOw>
o link saiu errado ai vai a Professora de Pandeira
http://www.youtube.com/watch?v=PjvVWi6VPOw
Isso ai Ze!
Abaixo a hipocresia colonizante nos MCS brasileiros!
Dulci Batista/AM
Aí, pessoal, valeu os comentários tiro ao alvo!
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