1.11.09

A guerra das branquelas no samba: sai Luma de Oliveira e entra Juliana Portela?

Depois que a vedete do samba Luma de Oliveira pediu pra sair do posto de Rainha da Bateria da Portela a primeira candidata é a funkeira Juliana Portela integrante do grupo de funk Jaula das Gostosudas.

 Luma de Oliveira deixou o posto de Rainha da Bateria da Portela e també vai deixar saudades, ao menos na velha guarda da escola de samba
Como nas regras do desfile, também na passarela do samba não pode existir espaço vazio, além da disputa pelos postos de rainha, madrinha e destaques que tornaram as escolas de samba uma arena de disputas entre as "guerreiras do samba", as candidatas partiram também para para as listas de apoio com assinaturas de seus simpatizantes.
Junte-se a isto, as guerras de vaidade, apoios de padrinhos de reputações e atividades variadas como banqueiros de bicho, chefes de quadrilhas, chefes de alas de sambistas, políticos, gente da mídia, patrocinadores e temos montado o circo da disputa que envolve a escolha destes postos de prestígio, lançamento de celebridades e marketing.

A invasão do funk no samba vem acontecendo já há alguns anos depois de décadas em que o funk vem ocupando a preferência dos jovens da periferia e da classe média nas grandes cidades.

Juliana Portela funkeira e sambista sai na frente na disputa pelo posto de Rainha da Bateria da Portela e tem ao que tudo indica o apoio dos mais jovens é a fase do samba-funk
Juliana Portela se mostra uma candidata preparada no melhor "estilo funk" e  "comunidade" com uma lista de assinatura de simpatizantes em seu apoio  ao posto de rainha da bateria.
Frequentadora da Escola de Samba Portela, sambista desde criancinha e funkeira por profissão Juliana Portela é integrante do grupo funk Jaula das Gostosuras e vem afirmar uma tendência que não ameaça o samba, mas ao contrário, mostra que o samba resiste a todas as influências e oportunismo ou como disse o poeta  "o samba agoniza mas não morre".



Nenhum comentário: